Pular para o conteúdo principal

Fontes de energia utilizadas no Brasil

  O Brasil mesmo sendo um pais emergente, apresenta uma média alta de aproveitamento do uso da energia renovável. Cerca de 45% da energia utilizada é derivada de fontes renováveis, enquanto a média mundial é de cerca de 13,5%. Essa vantagem brasileira é muito evidente, pois se localiza em uma zona próxima a linha do equador, como consequência conta com o clima propicio para o aproveitamento de energia solar e eólica!

  As principais fontes de energia não renovável são as mais utilizadas em grande escala, logo abaixo você pode acompanhar a matriz energética do pais e suas porcentagens:


Petróleo e derivados - 38%


  Essa fonte de energia é a base atual da sociedade onde nós vivemos, ou seja, o petróleo e seus derivados são considerandos a principal fonte de matriz enérgica no pais e no mundo.
Mesmo estando em um pais que possui uma infinidade de matrizes energéticas limpas e renováveis, o pais segue refém do ouro negro. Sua origem é orgânica e possui muitas moléculas de carbono e hidrogênio.
  O Pais atualmente já possui a autossuficiente em petróleo, ou seja, já produz o que gasta. Porém esse petróleo é de baixa qualidade, pois é muito denso, sendo muito utilizado para a construção de asfaltos e combustíveis de maquinas.
Em 2007, o Brasil descobriu o pré-sal, reserva que aumentou a produção brasileira, além de desenvolver empregos e industrias nesse setor, onde a Petrobras é a principal empresa que desenvolve as tecnologias no pais para a extração.
  O pré-sal brasileiro foi descoberto algum tempo, mas a primeira extração ocorreu por uma empresa brasileira e com tecnologia brasileira, sendo o primeiro pais a conseguir  extrair petróleo abaixo de uma camada de sal localizado em águas  ultraprofundas de ate 7 mil pés abaixo do nível do mar.


Biomassa - 30%

  Essa fonte energética é produzida a partir da queima de qualquer tipo de matéria de origem vegetal, podendo se madeira, óleo, resinas, entre outros.
  A forma mais utilizada no brasil é na produção de etanol, onde se encontram grandes plantações de cana de açúcar que são na maior parte utilizadas para gerar a biomassa e logo apos serem utilizadas em automóveis e outros motores.
  A produção de álcool em grande escala no pais foi possível com a implantação do programa nacional do álcool(proálcool) que quis reduzir a dependência do petróleo, pois em 1975 ocorreu grandes crises de petróleo que deixaram esse produto inflacionado. Por ser uma pais muito extenso e com grandes variedades de especies para a produção de biomassas, o Brasil também possui a carnaúba, o babaçu, o buriti, entre outros que também são geradores de biomassa.
  Os impactos ambientais gerados pelas produções de biomassa são principalmente nas plantações e homogenização de espaços agrícolas, onde é destinado um grande território para uma monocultura, impedindo a variação de especies vegetais, produzindo impactos sociais alem de aumentar a desigualdade social com os latifúndios. Outro impacto que esta cada dia mais aumentando são os processos de erosão do solo mas devido o controle dos espaços de produção não chegam aos assoreamentos.
  Além da cana de açúcar, o Brasil possui um grande potencial para a produção de gás metano, pois esse gás é produzido por meio da fermentação de matérias como esterco de animais e resto de alimentos. O grande potencial é explicado por possuir um dos maiores rebanhos do mundo e ter uma população que produz milhões de toneladas de alimentos e resíduos que vão para o lixo sem aproveitamentos nenhum. A produção do gás metano é altamente renovável e sua produção ainda gera adubos e fertilizantes como subproduto dos biodigestores.


Hidrelétricas - 15%

  Esse tipo de energia é muito utilizado em países com vasta extensões territoriais e também por ser um processo de produção de energia extremamente limpa e com uma alta velocidade de renovação, sendo utilizada para abastecer grandes centro urbanos e industrias.
  O Brasil por possuir um vasto território que é rico em recursos hídricos, com rios de planaltos, utiliza muito esse método de produção de energia, perdendo somente para o petróleo em termos de consumo e produção. O país também se destaca mundialmente, pois possui 3 usinas hidroelétricas entre as 10 maiores do mundo, onde se destaca a usina de Itaipu, que ate 2012 era a maior do mundo, mas perdeu seu posto para a usina de Três gargantas localizada na China.
  A forma de produção é bem básica, ela ocorre devido a força hidráulica, onde são colocadas turbinas em barragens, á medida que a água passa por elas, gera movimento e, assim, produz energia.
O grande problema de produzir energia com usinas hidrelétricas, são os impactos ambientais gerados na construção dessas usinas, pois eles ocorrem desde a desocupação das comunidades que estão próximas da região onde vai ser construída, pois com a barragem, uma grande área é alagada e como consequência destruída, afetando  a fauna e a flora também.
  Dessa forma, para evitar os impactos ambientas e socioculturais, estão feitos novos tipos de produção de energia com os chamados PCHs ( Pequenas Centrais Hidrelétricas), que são turbinas colocadas ao longo do rio, produzindo energia mas em menos quantidade.


Gás natural - 10%

  Essa fonte de energia não renovável se encontra nas bacias sedimentares, uma camada acima do petróleo ou pode estar localizado também em bolsas isoladas de gás. O Gás natural é a fonte menos poluentes entre todas as não renováveis, porém é uma fonte não renovável, portanto, finita.
  Esse combustível fóssil é muito utilizado como fonte de combustão para motores, como automóveis adaptados para o uso de GNV( Gás Natural Veicular), em industrias e como fonte de calor.
  O Brasil possui grandes reservas desse Gás natural, porém sua produção é muito pouco desenvolvida e utilizada em baixa escala no pais. Dessa forma, ao invés de explorar as reservas do pais, o Brasil importa gás natural da Bolívia, a partir do gasoduto Bolívia-Brasil.


Carvão - 6%

  Essa rocha sedimentar que se formou a partir do soterramento de florestas, que com o passar do tempo, sofreram o processo de litificação(transformação em rocha) é utilizada para produzir energia a partir da sua queima em usinas termoelétricas e siderúrgicas.
  O carvão é queimado para esquentar uma caldeira, essa água se torna vapor e passa pro uma tubulação até chegar em uma turbina que é movimentada acionando um gerador que produz energia.
A produção do carvão mineral, fica restrita a região sul do pais, onde esta localizado o cinturão carbonífero brasileiro. A produção ocorre nos estados de Santa Catarina -  maior produtor- e Rio Grande do Sul - possui as maiores reservas e é o segundo maior produtor - junto a outros estados que também produzem, mas em pequena quantidade, devido a baixa produtividade.
  Os impactos dessa produção de energia são grandes, os principais são os atmosféricos devido a grande liberação de gases poluentes que acarretam em chuvas acidas, como ocorreu na Inglaterra que foi o centro da primeira revolução industrial e teve cidades devastadas devido as chuvas acidas. Outro fator é a emissão dos gases estufa.

Urânio - 1%

  Esse tipo de energia é produzida através do enriquecimento do urânio em usinas nucleares, muito utilizada em países desenvolvidos, mas não sendo considerada uma energia renovável, pois tem um alto risco de destruição em massa, como os casos de Chernobyl e Fukushima.
  A produção dessa fonte de energia é realizada em usinas termos nucleares, nas quais o urânio é enriquecido e induzido a fissão nuclear, produzindo muito calor. No reator onde é produzido o calor, existe uma quantidade de água que resfria e de forma secundaria produz muito vapor, assim movimentando uma turbina que geram energia elétrica.
  Os impactos ambientais dessa produção são quase inexistentes. O principal impacto é a liberação de água em temperaturas altas, em rios e mares causando a extinção de especies próximas a usinas e causando danos ao ecossistema. Há também tem o risco de desastres que podem devastar cidades e até países, dependendo da escala.

  Existem outras energias renováveis utilizadas no brasil, mas são em pequena escala comparadas a essas. Então vou escrever em um próximo artigo sobre os potenciais de energia renovável no brasil.

 Espero que ajude essas informações de alguma forma e qualquer duvida pode me chamar no instagram cristian__luis. Abraços e até a próxima seus lindos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SISTEMA DIGESTÓRIO RESUMO COMPLETO - cristian luis

SISTEMA DIGESTÓRIO Para estudar o sistema digestório de forma simples e descomplicada, é dividindo ele em dois. Primeiro analisamos o tubo digestório, que vai da boca ate os anus. Segundo são os órgão anexos, que durante o trajeto do alimento vão liberando enzimas e hormônios para ocorrer a digestão do alimento. Mede de 8 a 9 metros de comprimento 1-Boca É onde o alimento sofre a sua primeira transformação, ele é triturado e com ajuda das glândulas salivares (parótidas, sublingual e submandibular.) o alimento é molhado e junto com a saliva, tem também a enzima amílase, que começa o processo de degradação dos carboidratos. 2-Faringe   É uma via de acesso tanto para o sistema respiratório quanto o sistema digestório. Nela temos a presença da epiglote, ela controla a entrada do ar na traqueia, quando o alimento passa pela faringe, a epiglote fecha a entrada da traqueia para não entrar nada além de ar la dentro. 3-Esôfago É um tubo muscular liso, após engolir o alimento, o pr

CANINOS SUPERIORES E INFERIORES - RESUMO COMPLETO

CANINOS Características Apresenta uma cúspide não retilínea O canino superior tem o mesmo tamanho de altura se comparado com a distância mésio distal O canino inferior é mais alto do que largo, a sua distância mésio distal é menor do que a altura da borda cervical ate a borda incisal Eles estão localizados na distal dos incisivos laterais superiores e na mesial dos pre molares, em ambos os arcos Juntos com os incisivos, constituem os dentes anteriores ou labiais São bastante amarelados por possuírem muita dentina, assim sendo dentes muito fortes Apresenta uma raiz, mais compridas que os demais dentes CANINO SUPERIOR - 11 anos de idade o canino surge e oclui a metade distal do canino inferior e a metade mesial do pre molar inferior - Dente 13 ou 23 - É o mais longo dos dentes permanentes - Sua raiz é mais longa que o incisivo central superior - O CANINO SUPERIOR TEM SUA LARGURA SEMELHANTE A SUA ALTURA - Apresenta 4 bordas, incisal, distal, mesial e cervical - Na

SISTEMA MUSCULAR ESQUELÉTICO - ESTRUTURA MACRO

SISTEMA MUSCULAR ESQUELÉTICO Formado por musculatura estriada esquelética Os músculos estão presos aos ossos Essa musculatura tem caráter voluntário, no caso nos temos autonomia de controlar os movimentos, sendo realizado pelo sistema nervoso somático. Para entrarmos no estudo, divido o material em duas partes: MÚSCULOS  A parte vermelha do músculo (Ventre muscular), corresponde a maior parte do músculo. Os músculos estriados esquelético são compostos por duas proteínas, a actina e a miosina . Essas proteínas interagem entre si, no trabalho de contração do músculo e relaxamento. As cadeias de actina e miosina, formam as células musculares, são cordões ou tubos chamados miofibrila. Para que aconteça a interação dessas duas proteínas, é necessário um local, sendo chamado de sarcômero, lugar onde vai ocorrer a contração. Então resumindo, o sistema muscular é formado por duas proteínas, actina e miosina, que interagem entre si, contraindo e relaxando. Esse movimento ocorre