Pular para o conteúdo principal

SISTEMA DIGESTÓRIO RESUMO COMPLETO - cristian luis

SISTEMA DIGESTÓRIO

Para estudar o sistema digestório de forma simples e descomplicada, é dividindo ele em dois.

Primeiro analisamos o tubo digestório, que vai da boca ate os anus.

Segundo são os órgão anexos, que durante o trajeto do alimento vão liberando enzimas e hormônios para ocorrer a digestão do alimento.

Mede de 8 a 9 metros de comprimento


1-Boca

É onde o alimento sofre a sua primeira transformação, ele é triturado e com ajuda das glândulas salivares (parótidas, sublingual e submandibular.) o alimento é molhado e junto com a saliva, tem também a enzima amílase, que começa o processo de degradação dos carboidratos.


2-Faringe 

É uma via de acesso tanto para o sistema respiratório quanto o sistema digestório. Nela temos a presença da epiglote, ela controla a entrada do ar na traqueia, quando o alimento passa pela faringe, a epiglote fecha a entrada da traqueia para não entrar nada além de ar la dentro.


3-Esôfago

É um tubo muscular liso, após engolir o alimento, o processo de digestão se torna involuntário, por meio de movimentos chamados peristálticos. Tem em torno de 30 cm e o alimento demora até 5 segundos para chegar ate o estômago


4-Estômago

Também é formado por músculo liso, a capacidade de armazenamento é de ate 1 litro e meio de comida. O estômago funciona como um liquidificador biológico, ele dissolve o bolo alimentar por meio do ácido clorídrico e enzimas estomacais (pepsina que quebra proteínas em aminoácidos), transformando em uma pasta (Quimo) e quebrando várias macromoléculas (hidrólise)



Partes

Este órgão é dividido em quatro regiões: cárdia, corpo, fundo e piloro

Com dois tipos de curvatura, a menor (parte superior) e a maior (parte inferior).




5-Intestino Delgado

Parte mais longa do tubo digestório, tem a principal função de absorver os alimentos, ele dividido em 3 partes:

Duodeno mede 23 a 25 cm iniciais, onde ocorre a maior parte do processo de absorção dos alimentos, depois jejuno que segue o mesmo processo e por fim o ílio.


Explicação do processo mais importante!!!

Figado produz a bile (emulsificador de gorduras, quebra em partículas menores) e armazena na vesícula biliar, sua função principal. O fígado possui dois lóbulos, caudado e o quadrado, o caudado envolve a veia cava inferior, no centro há um ligamento, chamado falciforme e um ligamento redondo, resquício da veia umbilical.



Tudo que se relaciona ao fígado, é hepático, por ele sai o ducto hepático transporta a bile e encontra-se com o ducto cístico (único ducto de mão dupla), esse ducto é ligado a vesícula biliar, a vesícula então concentra essa bile. E como é liberado a bile no duodeno?




Aí que entra a emoção, o pâncreas recebe o sinal que o alimento chegou no duodeno e ele emite um sinal para a vesícula contrair e liberar a bile, esse sinal é a liberação do hormônio polipeptídico pancreático no sangue. Assim a bile libera pelo ducto cístico a bile, por isso ducto de mão dupla, ele armazena na bile e libera, tuco pelo mesmo ducto.

Esse ducto se liga ao ducto colédoco, que encaminha a bile ate o furo pra entrar no duodeno (papila duodenal maior). O colédoco também se liga ao ducto pancreático principal, nessa junção, se encontra a ampola de vater.




O pâncreas produz o suco pancreático, são várias enzimas, (como a lipase que quebra a gordura em ácidos graxos, amílase transforma carboidratos em açucares e a tripsina quebra as proteínas em peptídeos) que tem a função de digerir o quimo (comida que tá sendo processada) e além disso, ele produz bicarbonato de sódio, que é uma das funções mais incríveis do pâncreas, pois o quimo, sai do estômago altamente ácido, então o pâncreas lança o bicarbonato para neutralizar e não agredir as paredes do duodeno.

Outro detalhe no ducto pancreático principal, é que se ele é o principal, deve ter outro né kkk então, ligado a ele, temos o ducto pancreático acessório ou ducto de santorine, ele não entra pelo menos furo da ampola de vater, ele tem a própria papila, chamada papila duodenal menor.



No restante do intestino delgado, a absorção contínua e temos a presença do suco entérico, que finaliza a digestão dos carboidratos e proteínas.

Então a função do intestino delgado em conjunto com o estômago, é diminuir o tamanho do alimento até as menores partículas possíveis, para que assim, os capilares que estão fixados nas paredes do intestino possa absorver para ser recolhidos pela VEIA PORTA HEPÁTICA e levados novamente ao fígado e assim ser jogado na corrente sanguínea. Além de produzir a bile o fígado absorve as toxinas das substâncias.


6-Intestino grosso realiza a excreção

É divido em algumas partes, seco, apêndice, colo ascendente, colo transverso, colo descendente, colo sigmoide, reto, canal anal.

O papel dele, é de reaproveitar a água utilizada durante o processo da digestão e encaminhar tudo o que não foi absorvido em direção aos anus e ser excretado.

Resumo - Cristian Luis




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CANINOS SUPERIORES E INFERIORES - RESUMO COMPLETO

CANINOS Características Apresenta uma cúspide não retilínea O canino superior tem o mesmo tamanho de altura se comparado com a distância mésio distal O canino inferior é mais alto do que largo, a sua distância mésio distal é menor do que a altura da borda cervical ate a borda incisal Eles estão localizados na distal dos incisivos laterais superiores e na mesial dos pre molares, em ambos os arcos Juntos com os incisivos, constituem os dentes anteriores ou labiais São bastante amarelados por possuírem muita dentina, assim sendo dentes muito fortes Apresenta uma raiz, mais compridas que os demais dentes CANINO SUPERIOR - 11 anos de idade o canino surge e oclui a metade distal do canino inferior e a metade mesial do pre molar inferior - Dente 13 ou 23 - É o mais longo dos dentes permanentes - Sua raiz é mais longa que o incisivo central superior - O CANINO SUPERIOR TEM SUA LARGURA SEMELHANTE A SUA ALTURA - Apresenta 4 bordas, incisal, distal, mesial e cervical - Na

SISTEMA MUSCULAR ESQUELÉTICO - ESTRUTURA MACRO

SISTEMA MUSCULAR ESQUELÉTICO Formado por musculatura estriada esquelética Os músculos estão presos aos ossos Essa musculatura tem caráter voluntário, no caso nos temos autonomia de controlar os movimentos, sendo realizado pelo sistema nervoso somático. Para entrarmos no estudo, divido o material em duas partes: MÚSCULOS  A parte vermelha do músculo (Ventre muscular), corresponde a maior parte do músculo. Os músculos estriados esquelético são compostos por duas proteínas, a actina e a miosina . Essas proteínas interagem entre si, no trabalho de contração do músculo e relaxamento. As cadeias de actina e miosina, formam as células musculares, são cordões ou tubos chamados miofibrila. Para que aconteça a interação dessas duas proteínas, é necessário um local, sendo chamado de sarcômero, lugar onde vai ocorrer a contração. Então resumindo, o sistema muscular é formado por duas proteínas, actina e miosina, que interagem entre si, contraindo e relaxando. Esse movimento ocorre