Pular para o conteúdo principal

940 pontos na redação do ENEM! Meu roteiro de redação, estrutura e dicas de estudo de forma simples.

REDAÇÃO ENEM


Video explicando o Roteiro de modo simples!

INTRODUÇÃO

A introdução é uma das partes que mais impressionam o leitor, por ser considerada um roteiro para o seu texto. Além de impressionar, ela serve para te guiar na escrita e não se perder ou fugir do que você queria falar, pois sem uma introdução bem organizada, você vai encontrar dificuldade em escrever o resto do texto. Por isso, nessa parte temos uma sequência de regras para criar, seguindo esse padrão que segui nas minhas redações, a probabilidade de vocês tirarem uma nota boa e impressionarem o avaliador é grande. Então vou colocar em cores o que precisa ter nessa parte do texto.


REFERÊNCIA (algum dado, fato histórico, citação) + OPINIÃO (falando em cima da sua referência, usa ela para ajudar a falar o teu ponto de vista) + DESENVOLVIMENTO 1 (aqui vocês coloquem o que vão falar no segundo parágrafo, eu sempre coloco algum problema)

+ DESENVOLVIMENTO 2 ( logo na sequência coloquem o que vocês vão falar no terceiro paragrafo, aqui também coloco algum problema)


AQUI VOU DEIXAR MINHA INTRODUÇÃO PARA VOCÊS ANALISAREM

Criado em 1895 e tendo sua primeira exibição em Paris, o cinema teve seu processo de globalização acelerado ao contrário do que seu criador Lumière previu, acreditando que seria algo passageiro e com os dias contados. No entanto, mesmo que o cinema tenha se globalizado e chegado no Brasil, a democratização padece, não só com a falta de estrutura, mas também ao baixo incentivo das produções cinematográficas nacionais que estimulem a população ao consumo.


ANÁLISE

REFERÊNCIA

Na referência, eu retirei dos textos de apoio informações, sempre prestem atenção nesse texto, mas nunca copiem igual está lá, modifiquem da forma que for melhor na introdução.

Eu usei a referência pra expor o que o criador pensava sobre o cinema e o que tinha acontecido no decorrer da história, logo na sequência coloquei minha opinião, usando um conectivo para encaixar (NO ENTANTO)

OPINIÃO

Usando o conectivo de contrariedade, eu falei que as coisas tinham saído o contrário, que mesmo que o cinema tenha se espalhado pelo mundo, o Brasil ainda sofria, colocando assim minha opinião. Logo na sequência eu encaixo o que eu quero falar no meu primeiro desenvolvimento.

Video explicando o Roteiro de modo simples!

DESENVOLVIMENTO 1

Aqui eu coloco que a falta de estrutura é um problema que eu vou falar no desenvolvimento 1, não se preocupem se parece meio complicado essas regras, é tudo questão de prática, é como se a redação fosse um quebra-cabeça.

Percebam que tem um jogo de palavras que sempre uso para encaixar, antes do desenvolvimento 1 eu utilizo NÃO SÓ …… e ante do desenvolvimento 2 eu uso MAS TAMBÉM.

NÃO SÓ………..MAS TAMBÉM……..


DESENVOLVIMENTO 2

Depois de dizer que a falta de estrutura é um problema, eu encaixo o outro problema que eu quero falar no meu texto no terceiro paragrafo, que é a falta de incentivo nas produções cinematográficas aqui no Brasil e isso faz com que a população consuma menos os filmes nacionais.

DESENVOLVIMENTO 1

Também pode ser TÓPICO FRASAL 1, mas acho que fica melhor falar desenvolvimento, por que é o que aprendemos na escola e em quase todos os lugares. Bom nessa parte temos que pensar que estamos escrevendo um minitexto, então independente se for no segundo ou terceiro paragrafo, temos que colocar uma introdução de novo com o problema que você vai falar junto sempre com o tema da redação, desenvolver ele com a nossa opinião, mas não só a opinião, mas dados ou referências que comprovem que ela é de fato uma opinião com razão, sempre usando de onde tirou os dados. Depois de falar a sua opinião você conclui o seu paragrafo com uma conclusão.

ANTES DE LER O DESENVOLVIMENTO, LEIA NOVAMENTE A INTRODUÇÃO PARA SABER O QUE DEVE SER DITO NESSE PARAGRAFO, VOCÊ DEVE FAZER ISSO QUANDO FOR ESCREVER TAMBÉM, É A MELHOR FORMA DE ORGANIZAR O SEU TEXTO.


Em primeiro lugar, a democratização do acesso ao cinema no Brasil tem um dos principais problemas, a falta de estrutura e a desigualdade na distribuição das salas de exibição existentes. Hodiernamente, o país se encontra com um crescimento na indústria cinematográfica, mas insuficiente para atender a população, que de acordo com dados divulgados no site da Agência Nacional de Cinema, o Brasil tem uma das piores medias de salas pela quantidade de habitantes, ocupando somente a 60° posição no ranking. Além disso, as salas existentes são distribuídas de forma desigual, privilegiando cidades com população de renda alta e deixando as cidades periféricas excluídas. Paralelamente. Países como Estados Unidos perceberam o poder econômico do cinema e investiu bilhões de dólares nas produções de filmes. Junto a isso, pode-se citar como exemplo o filme Vingadores, que teve um investimento de mais de 500 milhões de dólares e após ser lançado, arrecadou o dobro, possibilitando assim que o país continue os investimentos no cinema. Diante disso, é visível que o Brasil necessita de uma reestruturação na indústria do cinema.

ANÁLISE

Logo no início é introduzido o tema da redação, que é a democratização do acesso ao cinema no Brasil e na sequência eu coloco o problema que falei na introdução do texto la em cima.

Então simplificando, o que foi escrito aqui já apareceu na introdução e a gente só vai introduzir de novo e aprofundar no decorrer do paragrafo.

Depois eu uso um dado que tem nos textos de apoio que dizem que o Brasil está crescendo na indústria do cinema, mas eu tenho que problematizar esse dado, então eu falo a minha opinião, dizendo que mesmo que esteja crescendo, não é o suficiente.

Então vem a próxima etapa, que é comprovar a minha opinião, então eu uso novamente um dado que tem nos textos de apoio, falando que existem poucas salas de cinema para atender toda a população. Na introdução do desenvolvimento eu coloquei que a desigualdade também era um problema, então eu tenho que comprovar, então eu usei os dados de cima sobre as salas que são insuficientes e falei que também eram distribuídas de forma desigual, afirmando assim minha opinião.

Depois eu uso dados que eu inventei (pode inventar, mas não pode ser algo que fuja muito da realidade) sobre o filme vigadores e usei os Estados Unidos como exemplo de pais que investe no cinema e em estrutura, assim confirmando que o Brasil esta distante desse exemplo.

Então eu concluo o paragrafo falando que o Brasil necessita de uma reestruturação na indústria do cinema. Aqui eu encerro o primeiro problema que coloquei na minha introdução do texto e vou retomar ele la na conclusão, onde vou solucionar.

OBSERVAÇÃO MUITO IMPORTANTE

Notem que em cada início de frase tem um conectivo de ligação, demorei ate entender o quando isso era importante, pois isso os avaliadores contam muito, pois os conectivos dão a famosa conexão no texto, ligando uma frase na outra. Ali em cima vocês observem e anotem esses conectivos para usarem nas suas redações, como:

EM PRIMEIRO LUGAR – uso para começar o primeiro desenvolvimento e no segundo desenvolvimento eu uso EM SEGUNDO LUGAR, assim conectando os dois parágrafos.

HODIERNAMENTE – um conectivo mais bonitinho que significa a mesma coisa que atualmente, na contemporaneidade e nos dias atuais.

ALÉM DISSO – é um conectivo que uso para acrescentar algo ao que eu queria falar

PARALELAMENTE – é um conectivo de comparação, onde eu uso para comparar realidades ou ponto de vista

DIANTE DISSO – é um conectivo de conclusão, onde uso para concluir o desenvolvimento ou pode ser usado na própria conclusão do texto, lá no final,

DESENVOLVIMENTO 2

Também chamado de TÓPICO FRASAL 2, aplicamos a mesma estratégia utilizada para criamos o desenvolvimento 1. Iniciamos o paragrafo com uma introdução do problema, junto com a nossa opinião e logo após temos que comprovar nossa opinião com dados que confirmem que temos razão. Na sequência finalizamos o texto com a nossa conclusão sobre o problema.

ANTES DE LER O DESENVOLVIMENTO, LEIA NOVAMENTE A INTRODUÇÃO PARA SABER O QUE DEVE SER DITO NESSE PARAGRAFO.

Em segundo lugar, é possível notar a precariedade nas produções de filmes nacionais, desestimulando o consumo dessa cultura nacional, tendo como principal motivo os baixos orçamentos. Assim gerando um efeito domino, pois com produções de baixa qualidade, menos é consumido e consequentemente a arrecadação é baixa impossibilitando futuras produções. Sob essa perspectiva, pessoas de classe baixa não tem a possibilidade de frequentar salas de cinema, pois devido a falta de investimentos, o custo para o acesso se torna inviável, deixando dessa forma a democratização do cinema distante de países como Estados Unidos.

ANÁLISE

Esse parágrafo parece um pouco mais complexo, pois não é tão visível as separações do roteiro, mas se analisarmos, ele é mais simples que o primeiro, pois os dados que comprovam a minha opinião nesse desenvolvimento são lógicos, como se fosse uma consequência do problema na sociedade.

Logo no início, é introduzido o problema do desenvolvimento, onde vamos falar sobre a precariedade nas produções de filmes nacionais, mas note que esse problema não foi falado la na introdução do texto, então eu tenho que ainda falar o que prometi na introdução, que seria a falta de investimentos impondo baixos orçamentos para os filmes serem produzidos.

Na sequência, é colocada a opinião com um conectivo (note que em todo texto tem conectivos, isso é muito importante) onde digo que é por causa da falta de investimento que a população não consome os filmes nacionais, assim coloco minha opinião que rebusca o que prometi falar la na introdução.

Na hora de colocar os dados, eu trago uma realidade para o texto que explica que pessoas de classe baixa não tem condições de ir ao cinema, pois devido a falta de investimentos, o custo para manter as salas torna o ingresso caro e deixa inviável.

Então na conclusão é a parte mais importante do meu desenvolvimento, mesmo eu não tendo colocado dados com referências, eu rebusco um dado que coloquei no desenvolvimento 1, onde falei sobre as produções dos Estados unidos, então na conclusão eu ligo a frase novamente com um conectivo (dessa forma) e concluo comparando a situação do Brasil com a dos Estados Unidos.

CONECTIVOS

Aqui nesse parágrafo temos mais alguns conectivos como:

EM SEGUNDO LUGARusado para se conectar como o primeiro paragrafo

SOB ESSA PERSPECTIVA – usado para falar algo que ocorreu depois do que você disse

Exemplo: meu pai diz para não correr. Sob essa perceptiva eu acabei não correndo.

DESSA FORMA – é usado para concluir o paragrafo, assim como outros conectivos (em suma e portanto)

IMPORTANTE

Evite repetir muito os conectivos, coloque vários diferentes para mostrar ao avaliador que você tem repertorio.


CONCLUSÃO

Essa é a parte mais fácil do texto, se você seguiu todo o roteiro, pois é somente responde quatro perguntas na conclusão. Então você deve saber quais os problemas que você falou no texto e então tentar solucionar eles respondendo as perguntas chaves.

Inicie a conclusão sempre com um conectivo, como o apresentado no exemplo, logo em seguida comece a responder as perguntas.

POR QUE DEVE SER SOLUCIONADO O PROBLEMA?

QUEM VAI FAZER?

O QUE DEVE SER FEITO?

PARA QUE DEVE SER FEITO?


Em suma, para que o Brasil alcance a democratização do acesso ao cinema, é preciso que o governo em conjunto com a secretaria da cultura, busque nas parcerias com empresas privadas, apoio na construção de mais salas de cinema em todas as regiões do país. Além disso, invista em produções nacionais, que estimem a população a frequentar as salas de cinema, gerando verbas, para que as produções melhorem e consequentemente deixando os valores de acesso viáveis a todos.

ANÁLISE

No início da conclusão, eu retomo o tema do texto, pois é dele que vem os problemas e somente solucionando os problemas que apresentei durante o texto eu vou conseguir solucionar o tema. No caso, o Brasil não tem a democratização do cinema, pois tem a falta de estrutura e também o baixo investimento na indústria nacional, que precariza as produções, aumenta o custo para manter os cinemas e pessoas de classe baixa não conseguem pagar a entrada.

Então para solucionar os problemas eu sempre coloco o governo como agente principal na solução, mas nunca só ele, sempre coloco mais agentes para ajudar a solucionar, como secretarias, ministérios, ONGs, empresas privadas e a sociedade.

Além disso, você deve explicar o que eles vão fazer para solucionar o problema, seja criativo, mas não invete muitas soluções, somente uma para cada problema, explicado de forma completa é suficiente.

Depois então conclua a sua conclusão, com uma justificativa, por que você deve solucionar os problemas afinal, explique de forma simples e se conseguir, você pode retomar exemplos citados no texto para conectar os parágrafos. Um exemplo que eu poderia ter feito no final da minha conclusão seria:

para que as produções melhorem e assim possamos competir com países como os Estados Unidos.

para que o cinema se torne democrático, viável e que o Brasil possa realizar grandes investimentos em produções como o filme Vigadores.

para que o cinema se torne democrático e permaneça vivo, assim contrariando o seu criador, Lumière.


Espero que esse roteiro tenha sido útil de alguma forma e que você tenha entendido de uma forma mais simples o método que aprendi durante meus estudos, caso fique alguma dúvida, pode chamar nas redes sociais.

Essa apostila está sendo disponibilizada com a intenção de ajudar as pessoas que não tem condições de ter aulas sobre esse conteúdo muito importante para a maior prova do Brasil. Se você conhece alguém que precise, compartilhe e ajude o próximo, assim como estou tentando fazer a diferença, você também pode.


Pequenas atitudes constroem grandes sonhos!.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SISTEMA DIGESTÓRIO RESUMO COMPLETO - cristian luis

SISTEMA DIGESTÓRIO Para estudar o sistema digestório de forma simples e descomplicada, é dividindo ele em dois. Primeiro analisamos o tubo digestório, que vai da boca ate os anus. Segundo são os órgão anexos, que durante o trajeto do alimento vão liberando enzimas e hormônios para ocorrer a digestão do alimento. Mede de 8 a 9 metros de comprimento 1-Boca É onde o alimento sofre a sua primeira transformação, ele é triturado e com ajuda das glândulas salivares (parótidas, sublingual e submandibular.) o alimento é molhado e junto com a saliva, tem também a enzima amílase, que começa o processo de degradação dos carboidratos. 2-Faringe   É uma via de acesso tanto para o sistema respiratório quanto o sistema digestório. Nela temos a presença da epiglote, ela controla a entrada do ar na traqueia, quando o alimento passa pela faringe, a epiglote fecha a entrada da traqueia para não entrar nada além de ar la dentro. 3-Esôfago É um tubo muscular liso, após engolir o alimento, o pr

CANINOS SUPERIORES E INFERIORES - RESUMO COMPLETO

CANINOS Características Apresenta uma cúspide não retilínea O canino superior tem o mesmo tamanho de altura se comparado com a distância mésio distal O canino inferior é mais alto do que largo, a sua distância mésio distal é menor do que a altura da borda cervical ate a borda incisal Eles estão localizados na distal dos incisivos laterais superiores e na mesial dos pre molares, em ambos os arcos Juntos com os incisivos, constituem os dentes anteriores ou labiais São bastante amarelados por possuírem muita dentina, assim sendo dentes muito fortes Apresenta uma raiz, mais compridas que os demais dentes CANINO SUPERIOR - 11 anos de idade o canino surge e oclui a metade distal do canino inferior e a metade mesial do pre molar inferior - Dente 13 ou 23 - É o mais longo dos dentes permanentes - Sua raiz é mais longa que o incisivo central superior - O CANINO SUPERIOR TEM SUA LARGURA SEMELHANTE A SUA ALTURA - Apresenta 4 bordas, incisal, distal, mesial e cervical - Na

SISTEMA MUSCULAR ESQUELÉTICO - ESTRUTURA MACRO

SISTEMA MUSCULAR ESQUELÉTICO Formado por musculatura estriada esquelética Os músculos estão presos aos ossos Essa musculatura tem caráter voluntário, no caso nos temos autonomia de controlar os movimentos, sendo realizado pelo sistema nervoso somático. Para entrarmos no estudo, divido o material em duas partes: MÚSCULOS  A parte vermelha do músculo (Ventre muscular), corresponde a maior parte do músculo. Os músculos estriados esquelético são compostos por duas proteínas, a actina e a miosina . Essas proteínas interagem entre si, no trabalho de contração do músculo e relaxamento. As cadeias de actina e miosina, formam as células musculares, são cordões ou tubos chamados miofibrila. Para que aconteça a interação dessas duas proteínas, é necessário um local, sendo chamado de sarcômero, lugar onde vai ocorrer a contração. Então resumindo, o sistema muscular é formado por duas proteínas, actina e miosina, que interagem entre si, contraindo e relaxando. Esse movimento ocorre