Este é um documentário ambiental e inovador, que segue o intrépido cineasta Kip Andersen a medida que ele revela a indústria mais destrutiva que o planeta enfrenta hoje - e investiga porque as principais organizações ambientais do mundo estão com muito medo de falar sobre isso. As cenas mostram que a agropecuária é a principal causa do desmatamento, consumo de água e poluição e, ainda, que é responsável por mais gases de efeito estufa do que o setor de transporte. No entanto, ela continua, quase inteiramente sem contestação e enquanto Andersen confronta os líderes do movimento ambiental, ele descobre cada vez mais o que parece ser uma recusa intencional de discutir a questão da agricultura animal.
VEGUCATED
"Vegucated" é um documentário bem interessante, realizado a partir de um projeto que contou com a participação de 3 pessoas que aceitaram o desafio de levar um estilo de vida vegano por 6 semanas. Apesar delas terem encarado a proposta como uma brincadeira, todas acabam ficando bastante sensibilizadas a partir do momento em que passam a conhecer a triste realidade vivida pelos animais criados para consumo.
A CARNE É FRACA
Provavelmente este é o documentário mais conhecido sobre o assunto. Realizado pelo instituto Nina Rosa, é extremamente impactante e uma das obras mais responsáveis por transformar onívoros em vegetarianos e veganos, tendo em vista que mostra com clareza a crueldade e o sadismo por trás da alimentação carnívora ocidental e seu sistema de produção.
TERRÁQUEOS
O documentário "Terráqueos" nos mostra que o veganismo não é apenas uma questão de alimentação e nos coloca frente a frente com a realidade cruel que nossa sociedade submete milhões de animais, tanto para a sua exploração ligada à alimentação, quanto a vestuário, pesquisa, entretenimentos e afins. Assim, conseguimos compreender que o sistema em si sobrevive às custas da exploração animal em todos os sentidos.
FOODMATTERS
Um pouco diferente dos outros documentários citados, "Foodmatters" é focado na saúde. Além do vegetarianismo e veganismo serem éticos com os animais e com a natureza, uma coisa é fato: a prática é muito saudável e saborosa. Assim, as cenas da obra nos mostra como a alimentação atual (excesso de açúcar, sal, gordura animal, agrotóxicos, transgênicos e afins) está destruindo o ser humano aos poucos, transformando-o em um escravo das farmacêuticas.
FOOD INC.
O documentário retrata a indústria alimentícia americana e faz uma abordagem profunda sobre o modo de produção dos alimentos que vão parar nas prateleiras de mercados e em nossas mesas. O filme procura fazer uma crítica a esse sistema que, em busca do aumento da produtividade e do lucro, cria e abate os animais de forma desumana, faz uso de hormônios e antibióticos nesses animais, insere variedades de grãos geneticamente modificados em nossos alimentos e uma série de outros componentes que contribuem para o aumento de sua contaminação.
FORKS OVER KNIVES
"Forks Over Knives" aborda um dos grandes problemas da sociedade moderna: os graves problemas de saúde que afetam parte significativa da população causados por um cardápio de alimentos de origem animal. Apesar da mais avançada tecnologia médica no mundo, nós estamos mais doentes do que nunca.
Comentários
Postar um comentário