Pular para o conteúdo principal

Tudo sobre sistema cardiovascular - resumo

GENERALIDADES DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

O coração se torna uma grande bomba que leva o sangue venoso com CO2 (normalmente azul nos livros) para os pulmões, por meio das veias, onde lá ele será oxigenado com as trocas gasosas e na sequência o sangue arterial, carregado de oxigênio (normalmente vermelho) é novamente levado ao coração, assim sendo distribuído por meio das artérias para todo o corpo até os órgãos. Então os órgãos absorvem esse oxigênio e liberam novamente o CO2, essa liberação transforma o sangue até então arterial em sangue venoso.

Esse sangue venoso retorna ao coração para que seja bombeado novamente ate os pulmões, onde poderá ser feita as trocas gasosas novamente.

Essas trocas gasosas, entre sangue venoso (CO2) e arterial (CO2) ocorre nos vasos capilares, que são os ligamentos das veias e artérias. Assim sendo chamado de parede de transição.

Características da Artéria

Possui uma parede mais espessa que a veia

Possui uma camada de músculo liso, bem mais grosso que as veias

Mais rígida e consistente

Possui uma camada de elastina, deixando elas mais elásticas

Tem uma pressão maior quando o sangue passa

Concentra cerca de 35 por cento do sangue do corpo

Características das Veias

Possui uma parede mais fina que a arterial

Possui uma camada de músculo liso menos espessa

Não é tão rígida

As veias apresentam válvulas para que o sangue não retorne

Pressão do sangue baixa

Concentra 65 por cento do sangue do corpo

Coração

Se localiza no centro da parte superior do corpo humano, mais exato, no centro do esterno, entre a costela 3 e 5.

Ele é coberto pelo pericárdio

É dividido em duas partes, o lado direito e o lado esquerdo




O coração possui 4 câmeras, duas superiores (ÁTRIO) e duas inferiores (VENTRÍCULO)]

Entre o átrio esquerdo existe uma comunicação com o ventrículo esquerdo, assim também acontece no lado direito.

O sangue VENOSO chega no Átrio DIREITO pela parte superior e inferior

Na parte superior a veia que faz o sangue chegar ao átrio se chama VEIA CAVA SUPERIOR, e o sangue que vem da parte inferior do corpo, se chama VEIA CAVA INFERIOR (tronco e membros)

Entre o átrio direito e o ventrículo, existe uma VALVA ATRIOVENTRICULAR DIREITA (ou valva tricúspide) que evita o refluxo sanguíneo. Essas lâminas da valva são presas por pequenos tendões na parede do músculo do coração (MÚSCULOS PAPILARES), para que quando o espaço se encha de sangue, elas não deixem abrir o compartimento, deixando o sangue retornar, ocorrendo nos dois lados do coração.

O sangue então sai do ventrículo por uma ARTÉRIA PULMONAR (tronco pulmonar), nessa artéria existe outro mecanismo que evita novamente o refluxo sanguíneo, chamado de VALVA PULMONAR (semilunar, não apresenta os pequenos tendões que são presos na parede muscular interna do coração), assim levando o sangue ate os pulmões para se oxigenarem (processo chamado HEMATOSE, troca dos gases CO2 por O2). Retornando então para o Átrio ESQUERDO. ESSE PROCESSO SE CHAMA PEQUENA CIRCULAÇÃO E COMEÇA NO VENTRÍCULO DIREITO E TERMINA NO ÁTRIO ESQUERDO.

Obs: Nesse lado direito, as paredes do coração são mais finas, pois essa parte não exerce tanta força, pois ele manda o sangue para os pulmões com uma pressão menor.

No ÁTRIO ESQUERDO o sangue já se encontra oxigenado (arterial) e volta do pulmão pelas veias pulmonares. REPARE que o sangue venoso sai pelas ARTÉRIA PULMONAR e retorna por VEIAS PULMONARES, mesmo sendo sangue artérial, ela leva o sangue venoso (única exceção) e as veias trazem o sangue arterial, outra exceção, pois ela normalmente tem o sangue venoso.

O PADRÃO DO FLUXO SANGUÍNEO É artéria leva sangue arterial com O2 e veia leva o sangue venoso com CO2

No átrio esquerdo, a sua estrutura é similar ao direito, após chegar no átrio esquerdo, o sangue passa por uma VALVA ATRIOVENTRICULAR ESQUERDA (bicúspide ou valva nitral), que tem a mesma função, evitar a volta do sangue após ter passado do átrio para o ventrículo.

Assim o sangue é bombeado para o restante do corpo, passando por mais uma VALVA AÓRTICA e saindo pela ARTÉRIA AORTA em direção aos membros superiores e cabeça primeiro e logo na sequência se distribuindo para a parte inferior. ESSE PROCESSO SE CHAMA GRANDE CIRCULAÇÃO COMEÇA NO VENTRÍCULO ESQUERDO E TERMINA NO ÁTRIO DIREITO

Obs: a parede muscular do lado esquerdo é mais grossa, pois ele manda o sangue para todo o corpo




Em torno do coração, há uma capa que o protege, chamado PERICÁRDIO, que tem a função de manter ele no centro (mediastino médio), limita a expansão do coração (enchimento) e permite movimentos sem atrito.

CORAÇÃO – FUNCIONAMENTO DAS PRESSÕES E VOLUMES

Ventrículo esquerdo tem capacidade de acumular cerce de 135 ml de sangue

Esse volume é chamado de volume diastólico final, pois se dá no final da diástole, ou seja, no relaxamento ventricular

Esse sangue sai pela artéria aorta, cerca de 70 ml, o chamado debito sistólico ou volume de ejeção

As outras 65 ml é chamado de volume residual ou volume sistólico final, que fica dentro do ventrículo.

VDF-VSF = VOLUME DE EJEÇÃO

135-65 = 70


Débito cardíaco

Frequência cardíaca x Volume de ejeção

72 batimentos por minuto x 70 ml = 5040 ml


Esse cálculo muda de acordo com a frequência cardíaca do indivíduo


Células de potenciais de ação

Célula marcapasso

Não para de funcionar nunca



No início percebe-se a fase linear e logo na sequência a fase ascendente, onde a linha do gráfico começa a subir. Essa etapa é onde o potencial de ação é ativado por meio da entrada de cálcio, diferente do potencial de ação do neurônio, onde é a entrada de sódio, e na linha decrescente é liberado o potássio, até iniciar um novo ciclo.

Células ventriculares

Apresentam um outro tipo de potencial de ação que dura um pouco mais

Também tem a entrada de potássio, realizando ativando o potencial em uma subida mais rápida e uma liberação de sódio mais prolongada.


Essa diferença de tempo, evita uma junção dos potenciais de ação, impedindo uma contração contínua (tetania) como ocorre nos músculos esqueléticos.


resumo: cristian luis

YOU TUBE Canal Cristian Luis - odontologia




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CANINOS SUPERIORES E INFERIORES - RESUMO COMPLETO

CANINOS Características Apresenta uma cúspide não retilínea O canino superior tem o mesmo tamanho de altura se comparado com a distância mésio distal O canino inferior é mais alto do que largo, a sua distância mésio distal é menor do que a altura da borda cervical ate a borda incisal Eles estão localizados na distal dos incisivos laterais superiores e na mesial dos pre molares, em ambos os arcos Juntos com os incisivos, constituem os dentes anteriores ou labiais São bastante amarelados por possuírem muita dentina, assim sendo dentes muito fortes Apresenta uma raiz, mais compridas que os demais dentes CANINO SUPERIOR - 11 anos de idade o canino surge e oclui a metade distal do canino inferior e a metade mesial do pre molar inferior - Dente 13 ou 23 - É o mais longo dos dentes permanentes - Sua raiz é mais longa que o incisivo central superior - O CANINO SUPERIOR TEM SUA LARGURA SEMELHANTE A SUA ALTURA - Apresenta 4 bordas, incisal, distal, mesial e cervical - Na ...

SISTEMA DIGESTÓRIO RESUMO COMPLETO - cristian luis

SISTEMA DIGESTÓRIO Para estudar o sistema digestório de forma simples e descomplicada, é dividindo ele em dois. Primeiro analisamos o tubo digestório, que vai da boca ate os anus. Segundo são os órgão anexos, que durante o trajeto do alimento vão liberando enzimas e hormônios para ocorrer a digestão do alimento. Mede de 8 a 9 metros de comprimento 1-Boca É onde o alimento sofre a sua primeira transformação, ele é triturado e com ajuda das glândulas salivares (parótidas, sublingual e submandibular.) o alimento é molhado e junto com a saliva, tem também a enzima amílase, que começa o processo de degradação dos carboidratos. 2-Faringe   É uma via de acesso tanto para o sistema respiratório quanto o sistema digestório. Nela temos a presença da epiglote, ela controla a entrada do ar na traqueia, quando o alimento passa pela faringe, a epiglote fecha a entrada da traqueia para não entrar nada além de ar la dentro. 3-Esôfago É um tubo muscular liso, após engolir o alimento, ...

PRIMEIRO MOLAR INFERIOR PERMANENTE - RESUMO COMPLETO

PRIMEIRO MOLAR INFERIOR PERMANENTE Também conhecido como molar dos seis anos do arco inferior É considerado o maior dente humano e possui duas raízes Na sua parte oclusal, possui 5 cúspides (pentacuspidado) Alongado da parte mesial para a distal e achatado da vestibular ate a lingual. Dimensões médias: - Total: 21mm - Coroa: 7,7mm - Raiz: 13,3mm - Calcificação: inicio em torno de 25 semanas - Erupção: inicio aos 6 anos e termino aos 9 anos Face vestibular: Possui 3 lóbulos e 2 sulcos de desenvolvimento Forma de trapézio e o maior lado é a parte superior, oclusal O terço cervical é bastante convexo O terço meio e o oclusal, são quase planos e inclinados para a lingual Primeiro Sulco de desenvolvimento é o ocluso-mésio-vestibular ou M: Profundo e com uma fossula triangular Segundo sulco de desenvolvimento é o ocluso-disto-vestibular ou D: é raso e curto, sem fossa triangular Entre esse sulcos, temos o lóbulo mesial: MAIOR Lóbulo mediano: Mais convexo, redo...