Pular para o conteúdo principal

Modelo de introdução de redações nota 1000!

Varias e varias vezes vejo pessoas comentando que sentem dificuldade em começar uma redação e acham a introdução a parte mais difícil.
Então resolvi passar a forma que faço minhas introduções e explicar algumas introduções nota mil na redação do Enem.

Vou te passar o modelo que você deve seguir e que já foi usado em varias redações nota mil do Enem.


Primeiro passo é você criar uma analogia, alguns não vão saber o que é. Analogia é a comparação de dois fatos. 
Ex.: Na obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, o realista Machado de Assis expõe, por meio da repulsa do personagem principal em relação à deficiência física (ela era “coxa), a maneira como a sociedade brasileira trata os deficientes.

Depois da analogia, você expõem a sua opinião Ex.: 
Atualmente, mesmo após avanços nos direitos desses cidadãos, a situação de exclusão e preconceito permanece 

Logo depois da sua opinião você deve colocar índices do corpo do seu texto. Uma frase do tema que represente o que você ira falar no tópico frasal (desenvolvimento 1) e outra frase do que vai falar no tópico frasal dois (desenvolvimento 2).

Ex.: Atualmente, mesmo após avanços nos direitos desses cidadãos, a situação de exclusão e preconceito permanece e se reflete na precária condição da educação ofertada aos surdos no País, a qual é responsável pela dificuldade de inserção social desse grupo, especialmente no ramo laboral.

Em azul são os temas que a pessoa ira tratar no corpo do texto, ou seja, no tópico frasal(desenvolvimento 1) ele irá escrever sobre a precária condição da educação no brasil e como consequência ele vai encaixar no tópico frasal dois (desenvolvimento 2) que sem formação escolar aumenta a dificuldade dos surdos encontrarem emprego no pais.


Então você deve seguir essa estrutura na sua introdução


Analogia (algum fato que você possa comparar com o tema da redação e trazer para os dias atuais) + a sua opinião sobre o tema + uma frase que represente o tema do primeiro tópico frasal(desenvolvimento 1) + uma frase que represente o tema dois do seu segundo tópico frasal ( desenvolvimento 2). 


Aqui esta mais uma introdução nota mil do Enem, procure nela essa estrutura, ache a analogia, a opinião e os dois temas que a pessoa vai falar no decorrer do texto.


Na mitologia grega, Sísifo foi condenado por Zeus a rolar uma enorme pedra morro acima eternamente. Todos os dias, Sísifo atingia o topo do rochedo, contudo era vencido pela exaustão, assim a pedra retornava à base. Hodiernamente, esse mito assemelha-se à luta cotidiana dos deficientes auditivos brasileiros, os quais buscam ultrapassar as barreiras as quais os separam do direito à educação. Nesse contexto, não há dúvidas de que a formação educacional de surdos é um desafio no Brasil o qual ocorre, infelizmente, devido não só à negligência governamental, mas também ao preconceito da sociedade.

Amarelo esta a analogia que compara o passado com o presente.
Verde esta a opinião do autor sobre o tema
Azul esta o primeiro tópico frasal (desenvolvimento 1)
Rosa o segundo tópico frasal (desenvolvimento 2)

Espero que essas dicas tenham ajudado de alguma forma, qualquer duvida pode me chamar no instagram cristian__luis. Se gostou compartilha essas dicas com pessoas que também precisam. 

Abraços e até a próxima!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SISTEMA DIGESTÓRIO RESUMO COMPLETO - cristian luis

SISTEMA DIGESTÓRIO Para estudar o sistema digestório de forma simples e descomplicada, é dividindo ele em dois. Primeiro analisamos o tubo digestório, que vai da boca ate os anus. Segundo são os órgão anexos, que durante o trajeto do alimento vão liberando enzimas e hormônios para ocorrer a digestão do alimento. Mede de 8 a 9 metros de comprimento 1-Boca É onde o alimento sofre a sua primeira transformação, ele é triturado e com ajuda das glândulas salivares (parótidas, sublingual e submandibular.) o alimento é molhado e junto com a saliva, tem também a enzima amílase, que começa o processo de degradação dos carboidratos. 2-Faringe   É uma via de acesso tanto para o sistema respiratório quanto o sistema digestório. Nela temos a presença da epiglote, ela controla a entrada do ar na traqueia, quando o alimento passa pela faringe, a epiglote fecha a entrada da traqueia para não entrar nada além de ar la dentro. 3-Esôfago É um tubo muscular liso, após engolir o alimento, o pr

CANINOS SUPERIORES E INFERIORES - RESUMO COMPLETO

CANINOS Características Apresenta uma cúspide não retilínea O canino superior tem o mesmo tamanho de altura se comparado com a distância mésio distal O canino inferior é mais alto do que largo, a sua distância mésio distal é menor do que a altura da borda cervical ate a borda incisal Eles estão localizados na distal dos incisivos laterais superiores e na mesial dos pre molares, em ambos os arcos Juntos com os incisivos, constituem os dentes anteriores ou labiais São bastante amarelados por possuírem muita dentina, assim sendo dentes muito fortes Apresenta uma raiz, mais compridas que os demais dentes CANINO SUPERIOR - 11 anos de idade o canino surge e oclui a metade distal do canino inferior e a metade mesial do pre molar inferior - Dente 13 ou 23 - É o mais longo dos dentes permanentes - Sua raiz é mais longa que o incisivo central superior - O CANINO SUPERIOR TEM SUA LARGURA SEMELHANTE A SUA ALTURA - Apresenta 4 bordas, incisal, distal, mesial e cervical - Na

SISTEMA MUSCULAR ESQUELÉTICO - ESTRUTURA MACRO

SISTEMA MUSCULAR ESQUELÉTICO Formado por musculatura estriada esquelética Os músculos estão presos aos ossos Essa musculatura tem caráter voluntário, no caso nos temos autonomia de controlar os movimentos, sendo realizado pelo sistema nervoso somático. Para entrarmos no estudo, divido o material em duas partes: MÚSCULOS  A parte vermelha do músculo (Ventre muscular), corresponde a maior parte do músculo. Os músculos estriados esquelético são compostos por duas proteínas, a actina e a miosina . Essas proteínas interagem entre si, no trabalho de contração do músculo e relaxamento. As cadeias de actina e miosina, formam as células musculares, são cordões ou tubos chamados miofibrila. Para que aconteça a interação dessas duas proteínas, é necessário um local, sendo chamado de sarcômero, lugar onde vai ocorrer a contração. Então resumindo, o sistema muscular é formado por duas proteínas, actina e miosina, que interagem entre si, contraindo e relaxando. Esse movimento ocorre